Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LIVRO: O SOL DA LIBERDADE

Trazemos mais uma dica de leitura da professora Elisangela: o livro O Sol da Liberdade, da escritora Giselda Laporta Nicolelis, da editora Atual.


O livro O Sol da Liberdade apresenta a saga de um rei iorubá que foi trazido como escravo para o Brasil Colônia em 1825 e também dos seus descendentes; levando-nos até o ano de 1985,  quando seu tataraneto volta a ocupar o trono, mas não de um soberano e sim como rei momo no carnaval.
 
A partir deste livro, podemos compreender melhor como foi o tratamento dado aos escravos que foram trazidos à força para trabalharem em prol do crescimento da nossa nação.

FILME: O JARDINEIRO FIEL

Além das leituras já citadas, a professora Elisangela Bob trabalhou com seus alunos da 8ª série o filme O Jardineiro Fiel.

Para quem ainda não assistiu o filme, a professora Elisangela fez um breve resumo e deixa aqui a dica: Assistam, pois vale a pena!


O filme O Jardineiro Fiel retrata a luta da mulher de uma diplomata inglês e um médico queniano para desmascarar o uso de remédios em cobaias humanas, sem levar em consideração a miséria e o desamparo que eles vivem. O índice de HIV é alarmante no continente africano e para as pessoas conseguirem os remédios eram obrigadas a tomar um remédio experimental contra a tuberculose, que em sua maioria levava as pessoas à morte.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

LIVRO: ÁFRICA E BRASIL AFRICANO

Outra sugestão de leitura da professora Elisangela Bob é o livro África e Brasil Africano, da autora Marina de Mello e Souza, da editora Ática.

Este livro retrata, minuciosamente, como foi a vinda e a vida dos escravos, destacando a sua cultura, religião e como ficou a sua situação após a abolição.



SUGESTÃO DE LEITURA

Para a realização dos trabalhos da Equipe Multidisciplinar muitas pesquisas e leituras foram feitas e continuam sendo. 

A professora Elisangela Bob gostaria de compartilhar conosco uma destas leituras:

Revista de História, da Biblioteca Nacional, onde podemos observar a opressão sofrida pelos escravos trazidos para o Brasil, bem como, algumas atrocidades: abusos sexuais (tanto feminino como masculino), senhores que possuíam seu harém particular, sem levar em consideração a vontade dos seres que mantinham presos.


Esta é a sugestão de leitura da professora Elisangela. Se você quer saber mais sobre a revista, acesse o link abaixo: